Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Você conhece as melhores técnicas para uma gestão de estoque eficiente?

Baixe o e-Book gratuito e descubra.

Publicado em 24/07/2017Confira como escolher a argamassa correta
Na hora de comprar a argamassa sempre surgem dúvidas e como é um produto importante para o acabamento da obra, a escolha deve ser precisa

Confira como escolher a argamassa correta

Optar por uma argamassa que não seja indicada ao serviço executado pode causar problemas e prejuízos. Confira as características de cada uma e acerte na indicação

Na hora de comprar argamassa é comum surgirem duas dúvidas: qual a quantidade e o tipo mais indicados diante de tantas opções que estão à disposição nas lojas de material de construção.

Normalmente, as dicas e orientações são dadas pelo profissional que está executando o serviço ou pelo vendedor da loja. O problema é que uma escolha errada pode gerar dor de cabeça na aplicação e, principalmente, no trabalho que será executado na obra, como o desplacamento do revestimento, gerando custos e retrabalho.

A argamassa é composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que têm a capacidade de unir materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies, além de garantir resistência, regularidade e durabilidade do serviço.

Conheça os tipos de argamassa disponíveis no mercado:

  1. Argamassas normatizadas:

ACI – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes.

  1. Argamassa de revestimento e de contrapiso:

ACII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, pisos, paredes e fachadas;

ACIII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, inclusive em piscinas e fachadas. Indicado para sobreposição de cerâmica ou porcelanato sobre cerâmica em áreas internas.

  1. Argamassas direcionadas:

PSP (Piso sobre Piso) e Porcelanatos – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas (Miracena, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha) e sobreposição de cerâmicas e porcelanato sobre cerâmicas em áreas internas e externas, pisos e paredes.

Porcelanato Interno – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos em áreas internas, pisos e paredes, além de gesso acartonado interno.

Pastilhas – Ideal para assentar e rejuntar simultaneamente pastilhas de vidro e porcelana.

Bloco de Vidro – Excelente para o assentamento e rejuntamento de blocos de vidro, em áreas internas, externas e fachadas.

Grandes Formatos – Indicado para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos, ardósias e demais pedras naturais de grandes formatos em pisos, áreas internas e externas.

  1. Argamassa de alta performance:

Cola Tudo – Assentamento de grandes formatos e/ou baixa espessura, pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos, piso vinílico, pastilhas de porcelana e pastilhas de vidro, em áreas internas e externas, inclusive fachadas, piscinas e instalações submersas.

Altíssima propriedade de fixação em concreto e alvenaria, indicada para o assentamento de peças de grandes formatos em fachadas a grandes alturas.

  1. Argamassas básicas e não colantes:

Massa Pronta – Ideal para revestimento de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentamento de blocos de alvenaria de vedação. Indicada também para reboco.

Chapisco Concreto – Promove uma excelente camada de aderência entre o concreto e o revestimento. É ideal para assentar e rejuntar paredes com blocos de vidro.

Rejuntamento Flexível – Ideal para cerâmicas em áreas internas e externas.

Comprar muita ou pouca mercadoria? Como decidir pela compra certa? Conheça as respostas aqui!

Compartilhe esta matéria

Novo e-Book

Gestão de estoque:
conheça técnicas para
ser eficiente

Mapa da Obra - E-book