Publicado em 29/11/2017A relação entre a atenção do consumidor e a organização de sua casa de materiais de construção
Bom atendimento e organização são itens importantes para quem deseja atrair e manter clientes.Créditos: Stocked House Studio / Shutterstock

A relação entre a atenção do consumidor e a organização de sua casa de materiais de construção

Despertar a curiosidade de quem circula pela loja é fundamental para obter melhores resultados nas vendas.

A compra por impulso é responsável por grande parte das vendas no varejo, e a mesma regra vale para o segmento de materiais de construção. Por isso, é importante buscar novas maneiras de chamar a atenção do consumidor, mas sempre levando em consideração que os resultados dependem da escolha dos equipamentos de exposição, dos produtos escolhidos como destaque e da organização da casa de materiais de construção.

Poluição visual, falta de estoque e produtos sem o preço visível fazem com que o consumidor que foi atraído até o seu negócio abandone a possibilidade de compra. É sempre bom lembrar que uma loja bagunçada deixa o cliente confuso e perdido, podendo fazê-lo não voltar mais.

Cuidado com clientes de casa de materiais de construção: 

  • Planeje a  exposição de produtos de acordo com o espaço disponível: área de exposição, área promocional, vitrine, caixa e outros.
  • No salão de vendas devem ficar os produtos de melhores marcas e qualidade.
  • Louças, metais, pisos, azulejos, utensílios domésticos e tintas devem ficar próximos à entrada.
  • Da frente para o fundo, podem ser expostos produtos como ferragens, ferramentas, jardinagem e outros.
  • No fundo da loja, materiais elétricos, hidráulicos e esquadrias.
  • Para estimular o cliente a percorrer toda a casa de materiais de construção, uma dica é colocar os caixas no fundo do salão. No caminho ele vê todos os produtos e talvez faça mais uma compra por impulso.
  • Optar por um piso claro em conjunto com uma boa iluminação faz com que a sensação de conforto e bem-estar chegue até o cliente, afinal, tudo estará visível. Se a loja for pequena, aproveite a iluminação natural através de vitrines.
  • Explore a sua vitrine, caso você tenha uma área para isso, e mude com frequência, ela certamente é um grande chamariz para atrair pessoas interessadas nos seus produtos.
  • Ter um espaço para utilizar como estoque tem tudo a ver com a experiência do cliente na sua casa de materiais de construção – com ele é possível deixar poucas unidades para exposição, evitando que a loja fique um caos.
  • Um vendedor precisa ser dinâmico, pois o comportamento e a proatividade de quem atende os seus clientes pode ser fundamental para o resultado das vendas. O consumidor sempre leva em consideração um bom atendimento na casa de materiais de construção.

Veja outras dicas no Manual do SEBRAE. Acesse o site do Sebrae e clique nas seções: Comércio Varejista> Biblioteca Online >Análise de Negócios: Material de Construção.

Além da disposição estratégica de produtos, a aplicação de algumas técnicas de venda também pode aumentar seus lucros. Saiba como treinar sua equipe.Botão Site

 

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