Publicado em 07/10/2014A cor do capacete de segurança

A cor do capacete de segurança

Cada construtora padroniza as cores como bem quiser; ideia é identificar profissionais de obra

Nenhuma norma regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho (MTE) faz qualquer referência às cores de capacete de obra. Mesmo assim, é bastante comum perceber que nos canteiros, para cada função, há uma cor diferente, o que identifica o trabalhador.

“Não é por uma questão de segurança, mas de organização do canteiro de obras”, explica o técnico em segurança do trabalho Giovani Savi. “As empresas adotam cores de capacetes de obra para identificar os profissionais: serventes, pedreiros, encarregado”, enumera.

Capacete de segurança é obrigatório

Como o capacete é de uso obrigatório por todos que estejam no canteiro de obras, com a padronização das cores  de capacete de obra de acordo com os cargos fica fácil saber quem é quem, ou quais são os responsáveis por um determinado serviço em andamento. “Diferencia também funcionários daqueles que não trabalham no canteiro”, explica Savi.

Exemplo possível de organização das cores do capacete de segurança é:
– Branco: engenheiros e encarregados
– Azul: pedreiros
– Amarelo: pintores
– Verde: profissionais de hidráulica
– Cinza: profissionais de elétrica

Mas não há uma regra geral. As cores podem variar, de empresa para empresa. Para Savi, não há motivos para que exista uma norma determinando quais cores devem ser usadas por profissional. O importante é que o uso do capacete seja sempre observado, e que cada canteiro tenha suas atividades organizadas. “O que é definido no começo da obra, deve seguir válido até o seu final”, pondera.

Confira orientações para a prevenção de acidentes e para o cumprimento das normas de Segurança e Saúde no Trabalho

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X