Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como abrir sua loja de material de construção

Confira dicas fundamentais para dar os primeiros passos e abrir sua loja de materiais de construção

Publicado em 02/08/2018Piso retificado ou bold: confira as diferenças
Piso retificado garante bordas retas enquanto piso bold confere bordas arredondadas ao materialCréditos: Shutterstock

Piso retificado ou bold: confira as diferenças

Conhecer as características dos tipos de borda é primordial para ajudar o cliente a escolher a melhor opção para a sua obra

Cerâmicos, porcelanatos, de madeira, laminados, vinílicos, granitos, são vários os tipos de materiais que podem compor a matéria prima de um piso. Porém, além de verificar qual material que melhor atende à determinada obra também é necessário compreender que tipo de borda ele deve apresentar. Aí vem a pergunta, piso retificado ou bold? 

As bordas podem ser fundamentais para destacar os aspectos estéticos da sua composição, mas também podem facilitar a manutenção posterior dos pisos, no dia a dia. Bordas retilíneas, geralmente necessitam de uma quantidade menor de rejunte. Enquanto bordas arredondadas exigem uma espessura maior do material.

Piso retificado ou bold? 

O revestimento retificado e o bold possuem grandes diferenças em suas características principais.

Bold

O bold, mais conhecido e utilizado pelo mercado por ser mais antigo, apresenta bordas mais arredondadas. Essa característica, no entanto, é responsável pela necessidade de utilização de mais rejunte na sua aplicação. “O bold vai ter uma espessura de rejunte maior do que a cerâmica normal. Logo, em espessura de rejunte a gente tem o bold em primeiro lugar, bem largo”, explica Ana Maria Fasanella, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie.

De acordo com a docente de arquitetura, quem busca os revestimentos com a borda do tipo bold, geralmente escolhe a opção por conta da sua estética, pois ela destaca mais o desenho. Quando se compara com o revestimento retificado há também a questão dos custos, que são mais baratos em termos de produtos, mas se sobressaem na quantidade de rejunte necessário.

Retificado

As peças retificadas surgiram no mercado a menos tempo do que as peças bold. Sua grande diferença é que as bordas são retas, ou seja, não são arredondadas como nos pisos anteriores. Para conseguir essa exatidão no corte, as placas são cortadas por discos de diamante. Por formarem bordas retas, a espessura de rejunte utilizada na aplicação também acaba diminuindo.

“O ângulo final entre a superfície e a espessura é de 90º. Quando você coloca um piso ao lado do outro, você quase não vê emendas com piso de madeira ou laminado”, exemplifica Ana Maria Fasanella. A vantagem de um piso com borda retificada está na facilidade da instalação, tendo em vista que por ter um tamanho uniforme se torna mais fácil aplicá-lo.

A recomendação com relação à aplicação do mesmo é que se utilize uma argamassa flexível e que garanta espaço de 1,5 mm para dilatação do produto. O custo do material, a princípio, é mais caro. Porém, com a menor utilização de rejunte, os gastos podem se tornar competitivos quando comparados à utilização de bordas do tipo bold.

Agora, saiba mais sobre pisos rústicos: http://www.mapadaobra.com.br/negocios/pisos-rusticos/

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para abrir sua loja de materiais de construção

Baixe o e-book gratuito e aprenda como planejar a abertura de uma loja de materiais de construção civil e se diferenciar no mercado!

Mapa da Obra - E-book
X