Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Armazenamento de materiais no canteiro: como organizar

Confira as dicas para estocar os materiais de forma correta e evitar danos e perdas de produtos em canteiro de obras

Publicado em 10/09/2018Materiais para impermeabilização de ambientes agressivos
Impermeabilização de concreto no mar é necessária para proteger estrutura da ação de agentes como íons de cloroCréditos: Shutterstock

Materiais para impermeabilização de ambientes agressivos

Após a impermeabilização, teste de estanqueidade é fundamental para verificar se o processo foi realizado corretamente

Ambientes marinhos, armazéns de fertilizantes e unidades de tratamento de esgoto são alguns dos locais considerados agressivos para a execução das estruturas de concreto. Antes de decidir quais os materiais ou procedimentos que devem ser utilizados para a impermeabilização de ambientes agressivos é preciso enxergar com clareza quais são os agentes químicos nos quais as estruturas estão expostas.

“Para ambientes agressivos, primeiro, é preciso saber do cliente que agente agressivo terá sobre a impermeabilização ou até mesmo respingará na impermeabilização e suas proteções”, alerta José Miguel Morgado, diretor técnico do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI Brasil).

No caso do mar, vale destacar que as estruturas de concreto, como pontes, estarão em contato com íons de cloro, sulfatos e também devem sofrer com a erosão causada pela água do mar e por seus resíduos; As estações de tratamento de esgoto estão em contato direto com agentes químicos, como sulfatos e ácidos agressivos derivados dos tratamentos que são realizados ali; Já os armazéns de fertilizantes têm chances de sofrer ataques de sulfatos presentes nos itens estocados.

 

Tipos de impermeabilização de ambientes agressivos

Para cada sistema há execuções diversas, de acordo com o diretor técnico do IBI Brasil. No entanto, alguns cuidados básicos precisam ser realizados para todos os materiais e processos. “Devem ser seguidas todas as boas práticas para execução da impermeabilização. Os materiais devem ser atestados e se apresentarem conforme as especificações”, alerta Morgado.

Dependendo da agressividade, sendo maior ou menos, é possível aplicar mantas de PVC, mantes de PEAD, membranas de epóxi e poliuretano. Para verificar se a impermeabilização foi realizada de forma correta é necessário executar um teste de estanqueidade com água. “Mas existem outras formas para verificação de falhas na impermeabilização, como teste com equipamentos eletrônicos, termografia infravermelha, mapeamento vetorial por campo elétrico e GPR – Ground Penetrating Radar”, complementa o diretor técnico do IBI Brasil.

 

Normas Técnicas

ABNT NBR 6118:2007 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento;

ABNT NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Seleção e projeto;

ABNT NBR 16548:2017 – Materiais de impermeabilização — Determinação da resistência à tração e alongamento;

ABNT NBR 9952:2014 – Manta asfáltica para impermeabilização;

ABNT NBR 9574:2008 – Execução de impermeabilização.

 

 

Como boa opção para diminuir os problemas da chuva, o concreto drenante tem sido bastante utilizado para pavimentação de estacionamentos, praças e obras públicas.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Dicas para armazenamento de materiais

Baixe o e-book grátis e descubra como os materiais e produtos devem ser armazenados em canteiro

Mapa da Obra - E-book
X