Votorantim Cimentos
Publicado em 29/12/2016Como fazer isolamento termoacústico em paredes de drywall
Lã mineral acomodada entre os montantes que irão fixar o drywall

Como fazer isolamento termoacústico em paredes de drywall

O procedimento é feito com lã de rocha, lã de vidro ou lã de pet. Quanto mais denso for o material, maior será o conforto. Veja a seguir o passo a passo

Fácil de montar e versátil, a parede dry wall tem se tornado a queridinha de arquitetos e engenheiros, sobretudo em ambientes corporativos. Um dos motivos é que ela pode ser incrementada com isolamento termoacústico, o que é muito bem-vindo em escritórios, pois, ao mesmo tempo em que diminui a interferência de ruídos e garante a privacidade, mantém a temperatura agradável.

O isolamento termoacústico pode ser feito com materiais fibrosos, como lã de rocha, lã de vidro ou lã de pet. “A diferença de desempenho entre esses materiais está relacionada à densidade. Quanto mais denso for o material, maior será a sua capacidade de reter o ar quente em seu interior, logo, maior será o conforto propiciado”, esclarece Pedro Paulo Polo da Cruz Felicio, instrutor de formação profissional de dry wall e steel frame da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, em São Paulo/SP. Ele completa: “No website dos fabricantes, é possível encontrar tabelas com o desempenho de cada produto”.

Felicio acrescenta, ainda, que esses materiais isolantes podem ser facilmente aplicados no interior da parede dry wall em qualquer tipo de ambiente, exceto em locais expostos a intempéries e ao excesso de umidade.

Passo a passo

Veja, a seguir, o passo a passo para a execução do isolamento:

  1. Separe as ferramentas necessárias: trena, estilete afiado e régua.
  1. Proteja-se com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como máscara com filtro de ar, óculos, luvas, capacete e calçados de segurança. Vista calças e camisas de manga comprida. Essas precauções evitam o contato com alguns materiais que podem causar irritação na pele ou nas vias respiratórias.
  1. Meça a espessura interna da parede dry wall onde o material isolante será instalado. A medida varia de acordo com os montantes que compõem a parede e influencia a escolha do material isolante, disponível no mercado com espessuras variadas. “Quando a lã tem espessura semelhante à da parede, a instalação é muito mais simples. Quando as medidas são similares, basta acomodar o material dentro da parede aproveitando o espaço entre os montantes”, diz
  1. Meça o vão entre os montantes onde o material isolante será instalado.
  1. Com o estilete e o auxílio da régua, corte a lã na medida adequada. O ideal é que ela tenha alguns centímetros a mais do que a espessura interna da parede. Assim, ficará mais justa no vão, facilitando a fixação.
  1. Acomode a lã dentro da parede, entre os vãos dos montantes.
  1. Caso a espessura da lã seja menor do que a espessura interna da parede dry wall, utilize massa para colar o material no local desejado.

Cuidados

Para um isolamento perfeito, é muito importante que todo o espaço interno da parede dry wall seja devidamente preenchido com o material isolante. Dessa forma, a quantidade de ar irá diminuir significativamente, garantindo melhor desempenho ao sistema.

“O uso de banda acústica também melhora o resultado”, indica Felicio. A banda acústica é uma fita com polietileno expandido, que proporciona maior isolamento acústico a sistemas de drywall. É aplicada na junção entre as estruturas de aço e o piso ou a laje.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também