Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como organizar sua loja de materiais de construção

Confira as técnicas para expor seus produtos de maneira correta e realizar mais vendas!

Publicado em 07/06/2018Granilite: Vantagens e desvantagens
Revestimento pode ser polido ou fulget a depender da necessidade da sua obraCréditos: Shutterstock

Granilite: Vantagens e desvantagens

Boa execução e escolha correta de materiais podem garantir durabilidade de muitos anos ao revestimento

Utilizado como revestimento de pisos, paredes e bancadas, o granilite é um material com base de concreto que utiliza agregados como mármores e granitos, formando a aparência de pedras naturais. Podendo ser polidos ou fulgets, a primeira alternativa recebe acabamento liso e resina, e por ser escorregadia não é indicada para piso. Já a  segunda mantém o relevo dos pedriscos usados na composição do revestimento.

Com relação às cores dos materiais, sua coloração final depende também da cor do cimento e dos minerais utilizados. De acordo com o estudo Subsídios para projeto e execução de revestimentos em granilite, os cimentos Portland brancos são muito utilizados por fornecerem coloração branca da pasta, pigmentação e, consequentemente, possibilidade de obter diferentes tonalidades para o granilite. Ainda, de acordo com o estudo, essa pigmentação pode ser natural ou sintética e precisa ser dosada para que não prejudique as características mecânicas do revestimento.

 

Vantagens

  • Com uma boa execução, material pode ter durabilidade de muitos anos;
  • Grande quantidade de cores e opções para o cliente;
  • Resistência à água e abrasão.

 

Desvantagens

  • Ocorrência de fissuras frequentes;
  • Falta de normatização;
  • Alto custo.

 

Minimização de patologias do granilite

Uma das maiores desvantagens do granilite são as patologias, como a ocorrência de fissuras e também de desplacamentos. A fim de diminuir esses problemas, o estudo Subsídios para projeto e execução de revestimentos em granilite forneceu algumas dicas baseadas em testes realizados na execução do revestimento.

É importante realizar a cura completa e correta dos granilites para que sejam evitadas fissurações, principalmente, as que ocorrem nos primeiros dias da execução, como as fissuras por retração plástica. Nesse processo de cura, o que acontece de positivo para o revestimento é que se é evitada a perda de água necessária para hidratar os compostos do cimento Portland, garantindo, no entanto, ganho de resistência mecânica.

No caso da cura úmida, essa pode ser realizada por meio do processo de molhagem e a dica principal é que se cubra a superfície para evitar a rápida evaporação da água. Conforme exemplifica o estudo, esse tipo de cura é derivada de um processo simples e deve ter duração mínima estimada conforme as características do concreto produzido, de modo que a cura só seja interrompida quando o concreto obtiver cerca de 70% da resistência estipulada em projeto.

 

Patologias derivadas de solidarização

Outro ponto importante envolve a solidarização dos granilites. Em granilites solidarizados aos substratos, o surgimento de patologias, como fissuras, pode ocorrer com frequência, o que impacta negativamente o aspecto final do revestimento e suas características mecânicas. Vale ressaltar que tais fissuras não ocorrem apenas em obras que não possuem acompanhamento técnico, mas também em muitos espaços construídos com esse cuidado.

Uma solução para isso está na dessolidarização do granilite. Essa dessolidarização possibilita que mesmo com deformações do revestimento não apareçam fissuras provenientes de restrição da base. Para se obter um sistema dessolidarizado, basta inserir uma camada intermediária entre o revestimento e a base. Ela ficará responsável por absorver as deformações do revestimento, consequentemente, não transmitirá as deformações da base.

Há também que se considerar os desplacamentos. Esses são derivados de problemas da aderência entre o granilite e o substrato, que criam áreas onde o revestimento é destacado do sistema.

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para organizar sua loja de materiais de construção

Baixe o e-book gratuito e descubra as melhores alternativas para organizar sua loja e melhore o resultado de vendas!

Mapa da Obra - E-book
X