Votorantim Cimentos
Publicado em 03/06/2016Dicas para construir paredes com blocos de concreto
Na hora de subir uma parede, os blocos de concreto garantem mais resistência, planicidade e menor desperdício de materiaisCréditos: Paulo Barros / e-Construmarket

Dicas para construir paredes com blocos de concreto

Para calcular a quantidade de blocos é preciso ter as dimensões e a altura do cômodo, e subtrair da área os vãos de janelas, portas e aberturas

Levantar uma parede para construir um cômodo da casa exige técnica e conhecimento. O primeiro passo é identificar o tipo de bloco que irá compor a alvenaria. Os mais utilizados são os de cerâmica e os de concreto. Enquanto o primeiro é mais leve, tem fácil transporte e contribui para o conforto termoacústico da edificação, o segundo é a solução mais econômica, garante mais resistência, melhor planicidade e menor desperdício de materiais – tanto de bloco, quanto de argamassa para assentamento, reboco e gesso para revestimento.

“Outra vantagem do bloco de concreto é a maior disponibilidade no mercado, e o fato dos pontos de fabricação e fornecimento estarem próximos dos consumidores”, afirma Jefferson Sidney Camacho, doutor em engenharia civil e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Como calcular a quantidade de blocos

Após especificar o tipo de bloco, é necessário calcular a quantidade necessária para a construção. Para isso, deve-se ter as dimensões e a altura do cômodo. Um croqui com as medidas pode facilitar, mas é importante subtrair da área os vãos de janelas, portas e aberturas existentes.

De acordo com o fascículo técnico Mãos à obra Pro, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), um cômodo com área construída de 50,24 m² pede 12,5 unidades por m² de blocos de concreto (14 x 19 x 39 cm). Ao multiplicar, chega-se ao total de 628 blocos inteiros. Para calcular a quantidade de meios-blocos, basta adicionar 10% (porcentagem de reposição para perdas e quebras).

Passo-a-passo de aplicação

O assentamento dos blocos de concreto para a alvenaria de vedação deve ocorrer 28 dias após a finalização da estrutura. Recomenda-se o uso da argamassa industrializada de assentamento e vedação Matrix.

Confira as etapas a seguir:

  • Prepare a argamassa de assentamento (mistura do pó com a água)
  • Umedeça a área de aplicação
  • Assente um bloco (com furos verticais, adequados para instalações hidráulicas e elétricas) em cada pilar já montado
  • Faça a primeira fiada com o auxílio de um fio de nylon (para garantir o alinhamento)
  • Verifique sempre o nível e o prumo do bloco
  • Corrija o bloco de concreto – caso esteja torto – antes do endurecimento da massa
  • Comece as demais fiadas pelos pilares e faça as juntas intercaladas (também na união das paredes)
  • Passe os conduítes e as instalações hidráulicas pelos furos verticais dos blocos
  • Verifique se há juntas verticais sem preenchimento

Confira também como fazer chapisco e reboco na parede de concreto

Execução racionalizada

Para Camacho, “otimizar a fase de execução da alvenaria é fundamental para o sucesso do projeto. Deve-se considerar a aplicação adequada das técnicas de coordenação e a racionalização do sistema como um todo, além da compatibilização com os demais projetos. Importante, ainda, fazer o planejamento e o preparo antecipado das peças especiais que deverão ser empregadas na obra, como blocos elétricos e hidráulicos, vergas e contravergas”.

Dentro desse contexto de racionalização, o uso de argamassas industrializadas encaixa-se perfeitamente. O produto já vem pronto de fábrica e com propriedades de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ganha-se na rapidez de aplicação e organização na logística, com fornecimento programado.

É o caso das argamassas Matrix de assentamento e vedação, Múltiplo Uso e dos grautes, com distribuição da Votorantim Cimentos. O sistema Matrix oferece soluções de armazenamento, transporte vertical e homogeneização do material na própria obra. Assim, contribui para reduzir o desperdício, a movimentação interna e a mão de obra.

Leia também: Por que blocos de concreto industrializados são de melhor qualidade

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também