Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como gerenciar o estoque de sua loja

Baixe o e-book e obtenha uma planilha personalizada para fazer a gestão da sua loja de material de construção

Publicado em 10/05/2018Dicas de ouro para construir uma parede de alvenaria
Pedreiro deve realizar corretamente o alinhamento, a verificação do prumo, a amarração e o esquadroCréditos: Shutterstock

Dicas de ouro para construir uma parede de alvenaria

Fazer a ligação correta entre paredes e entre paredes e pilares evita formação de trincas

Para executar uma parede de alvenaria, é preciso considerar cuidados com diversos detalhes, entre eles a planicidade e prumo da alvenaria e as dimensões dos vãos e folga para acunhamento.

De acordo com Marco Aurélio Moreira, diretor técnico da CMO, “no projeto de parede devem ser consideradas as interações com outros sistemas, como: elétrico, hidráulico, exaustão, as tipologias dos tijolos, dimensões das paredes e dos vãos, posições das vergas e contravergas, a argamassa que será utilizada para assentamento e para encunhamento e disposição dos blocos, entre outros”, explica.

É possível realizar dois tipos de parede: de alvenaria estrutural e de vedação. No primeiro caso, ela tem função estrutural, ou seja, cabe a parede de alvenaria estrutural reforçar a própria estrutura da edificação. Os blocos para esse tipo de parede são sempre vazados na vertical. No segundo caso, cabe a alvenaria de vedação apenas “fechar” os vão do imóvel. Ou seja, não é premissa da alvenaria de vedação apresentar nenhuma função estrutural, sendo que seu papel na edificação é o de vedar os espaços.

Passo a passo da construção de parede de alvenaria

·         Marcar o nível de acordo com a laje;

·         Locar as paredes através do projeto de marcação;

·         Definir a espessura da massa de assentamento horizontal;

·         Fixar os ferros cabelos no encontro da alvenaria com os pilares;

·         Assentar os tijolos, aprumando e alinhando cada fiada;

·         Utilizar como contraverga canaleta com duas barras de 6.3 mm ou duas treliças planas nas duas últimas fiadas transpassando 50 cm de cada lado do vão;

·         Deixar folga de 2 cm ou 1 cm para encunhamento;

·         Fazer a limpeza após término do serviço.

Dicas

Assentamento de blocos: Verificar o alinhamento, prumo, amarração e o esquadro são pontos fundamentais para garantir o correto dimensionamento da parede. Tenha certeza de que o pedreiro responsável pela construção da parede de alvenaria está seguindo tais procedimentos.

Ligação entre paredes e entre paredes e pilares: Para evitar a ocorrência de trincas ou fissuras, é necessário realizar uma ligação quando há um encontro entre duas paredes de alvenaria. Pode-se fazer isso de dois jeitos. O primeiro e mais comum é inserindo, a cada duas ou três fiadas, pequenas barras de aço nas juntas, por dentro da argamassa, a fim de ligar as duas paredes. Já no segundo caso, é possível cruzar os blocos das duas paredes, fazendo uma amarração entre eles.

Encunhamento: Ao fechar a parede, é comum que fique uma fresta entre o final da mesma e a viga ou a laje. Preencher esse espaço é a função que se dá ao “encunhamento”. Esse preenchimento pode ser feito com espuma expansiva de poliuretano, argamassa expansiva ou tijolos maciços, por exemplo.

Normas Técnicas:

ABNT NBR 16055:2012 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos

ABNT NBR 15575:2013 – Norma de Desempenho

Agora, confira como aplicar a massa para chapisco da Votorantim Cimentos para melhorar sua obra: http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/massa-para-chapisco/

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para realizar planejamento de vendas

Confira quais as melhoras formas de planejar suas vendas e obter os melhores resultados financeiros

Mapa da Obra - E-book
X