Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como gerenciar o estoque de sua loja

Baixe o e-book e obtenha uma planilha personalizada para fazer a gestão da sua loja de material de construção

Publicado em 03/05/2018Três erros comuns na construção de escadas
Execução deve seguir rigorosamente dimensionamentos estabelecidos em projeto a fim de evitar erros posterioresCréditos: Shutterstock

Três erros comuns na construção de escadas

Dimensionamento deve ser respeitado a fim de evitar erros estruturais na construção

Para realizar a construção de escadas é necessário se atentar, principalmente, ao dimensionamento especificado em projeto. As escadas executadas em residências, são aquelas normalmente moldadas in loco. Já aquelas executadas em obras de prédios são geralmente as pré-moldadas. A diferença entre as duas está, basicamente, na forma de execução.

“No caso da pré-moldada, nós utilizamos uma forma metálica que vem com o desenho igual ao projeto. Fazemos uma armação, colocamos dentro da fôrma e concretamos. Esperamos cerca de dois dias para desformar. Depois da desforma, a escada já está pronta”, explica Rodrigo Siqueira, engenheiro civil da Loft Construtora.

No caso da escada moldada in loco, o profissional da obra faz toda a montagem, realizando a rampa primeiro, que é a subida dessas escadas, depois a equipe segue montando os degraus. A partir desses degraus é possível ter todo o desenho da escada. Com relação ao preenchimento dos degraus, deve ser realizado apenas com concreto.

“O concreto que é utilizado é o mesmo da laje, no nosso caso a resistência dele é de 45 MPa, mas pode ser de 20 MPa ou 30 Mpa, por exemplo. Normalmente, a gente só trabalha a questão do slump para tornar o concreto mais rígido”, explica o engenheiro da Loft Construtora.                      

Passo a passo na construção de escadas

No caso das escadas moldadas in loco, tudo se inicia com a formulação do projeto arquitetônico e estrutural. Nesse projeto devem estar especificadas as regras de dimensionamento. No caso da altura dos degraus, o mais comum é que sejam de, aproximadamente, 18 cm.

Uma das primeiras regras na hora de realizar essa conta é de que a profundidade do piso do degrau mais duas vezes a sua altura, tem que resultar no valor de 63 cm. Partindo dessa premissa, os cálculos são os seguintes:

Altura dos degraus

Para calcular a altura dos degraus, basta dividir a altura total da escada pela quantidade de degraus que se deseja realizar e fazer as alterações necessárias nessa quantidade de degraus até chegar ao valor aproximado de 18 cm.

Por exemplo:

Se você tiver uma escada com 250 cm de altura e desejar colocar 14 degraus nela, basta dividir os valores:

250 / 14 = 17,85 (essa deve ser a altura do seu degrau)

Profundidade do piso

Para achar a profundidade do piso nesse caso, basta fazer essa conta:

Profundidade do piso: 63 (valor estipulado como premissa) – (2 x 18 (altura)) = 63 – 36 = 27 cm de profundidade

Erros na construção de escadas

Vão livre: O erro mais comum é a locação das medidas. Muitas vezes, os profissionais que estão executando a obra podem dimensionar de forma incorreta a medida da escada. É importante se atentar a algumas regras, como: a altura estabelecida para os degraus e também o tamanho do vão livre da escada.

De acordo com Siqueira, o Corpo de Bombeiros exige que o vão livre (de passagem) da escada tenha 1,20 m. Dessa forma, qualquer dimensionamento errado que leve a um número inferior, como 1,17 m ou 1,18 m, pode acarretar em um problema na hora de aprovação pela instituição.

Acabamento: Como as escadas são entregues, geralmente, sem nenhum tipo de revestimento, é importante se atentar para entregá-la da forma mais acabada possível. Ou seja, é preciso entregá-la desempenada porque não terá um contrapiso por cima.

Tamanhos dos degraus: Também é extremamente necessário garantir que todos os degraus tenham o mesmo tamanho, tanto de altura quanto de profundidade. Deve-se lembrar que um erro nesse sentido pode resultar em algum acidente quando o morador for utilizar a escada.

Agora, confira os melhores cimentos para serem utilizados em sua escada: http://www.mapadaobra.com.br/produtos/cimentos-votoran/obras-estruturais/

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para realizar planejamento de vendas

Confira quais as melhoras formas de planejar suas vendas e obter os melhores resultados financeiros

Mapa da Obra - E-book
X