
Conheça os 10 mandamentos básicos da ética profissional
Inserir condutas de ética profissional no seu negócio pode ser a chave para um ambiente de trabalho organizado, saudável e harmônico
A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, costume ou modo de ser. Porém, o real sentido desse termo se inspirou na expressão grega ethike philosophia, que significa filosofia moral ou filosofia do modo de ser. Assim, ética profissional pode ser entendida como o conjunto de práticas que determinam a maneira adequada de exercer qualquer profissão.
O que é a ética profissional?
Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching*, “a ética profissional engloba um conjunto de valores e de normas responsáveis por orientar a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho e em todas as situações relacionadas à organização, a fim de que sua reputação seja preservada”.
Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal na qual um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.
Embora os padrões éticos estejam baseados em muitos aspectos pessoais, como a moral e a religiosidade, por exemplo, analisando algumas situações, é possível definir o quanto a postura de um profissional está de acordo com a ética no ambiente trabalho.
Qual a importância da ética profissional?
- Melhora a relação entre funcionários e chefes.
- Auxilia na organização da empresa.
- Aumenta a motivação no trabalho.
- Reduz conflitos internos.
- Pode ajudar a reduzir problemas de saúde.
- Atrai e retém bons funcionários.
É por meio da ética que se dão as relações interpessoais, inclusive no trabalho, tendo como consequência o respeito, o bem-estar e uma boa convivência no ambiente profissional.
José Roberto Marques, um dos pioneiros em coaching no Brasil, reforça o conceito: a ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente corporativo.
Os 10 mandamentos da ética profissional
- Ser honesto, honrado e digno em qualquer situação.
- Nunca fazer algo que não possa assumir perante os colegas de trabalho, os superiores e o público.
- Ser humilde, tolerante e flexível para ouvir críticas e sugestões.
- Críticas e repreensões devem ser feitas primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-las a mais alguém, que não seja pelas costas.
- A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Nunca se deve mexer na mesa, gaveta, armário ou informações e documentos de outra pessoas, em qualquer circunstância.
- Em discussões internas, assumir os valores, princípios e as consequências dos atos.
- Fofocas e comentários maldosos devem ser eliminados, mesmo que pareçam fazer parte do grupo.
- A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias pessoais.
- O crédito deve ser dado a quem merece, “o outro” jamais deve aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio.
- Ao errar, reconheça, mas sem exageros. Dizer que não vai acontecer de novo e que o ocorrido será remediado já é o bastante.
A ética profissional e seus funcionários
É importante que os funcionários da empresa entendam que a ética profissional é como o conjunto de normas e regras que devem ser seguidas para construir um ambiente saudável, amigável e produtivo. Além de ser determinante para o crescimento da empresa.
Assim, o profissional é reconhecido não só pelos seus conhecimentos técnicos, mas pelo bom relacionamento com os colegas de trabalho e o seu comportamento no cotidiano de trabalho.
Outra dica para evitar problemas em sua loja é computando todas as informações do estabelecimento. Você sabe como organizar o cadastro de seus fornecedores?