Votorantim Cimentos
Publicado em 31/08/2016Conheça as características e vantagens do bloco de concreto
Compostos por composto por cimento, agregados e água, os blocos de concreto são uma opção mais econômica e segura

Conheça as características e vantagens do bloco de concreto

Por terem dimensões mais precisas, eles oferecem maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento

Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Os blocos são organizados de forma a serem capazes de suportar todas as cargas da construção. Há possibilidade de uso de blocos cerâmicos e de concreto e essa escolha depende de vários fatores. Preço, propriedade térmicas, acabamento e rapidez são características que os consumidores devem estar atentos na hora de escolher o produto a ser usado na construção.

O material que será utilizado na estrutura e fechamento da construção deve ser definido ainda durante o projeto arquitetônico, pois um bom planejamento gera redução de custos, evita desperdício de materiais e ainda permite que o cálculo estrutural seja bem dimensionado.

É importante ressaltar que as paredes têm função primordial em qualquer projeto, já que proporcionam a proteção termoacústica dos ambientes, delimitam espaços e recebem as instalações elétricas e hidráulicas. E uma das melhores opções para essa aplicação é o bloco de concreto.

O bloco de concreto é composto por cimento, agregados e água. A combinação de agregados pode ser entre pedrisco, areia natural e/ou artificial ou ainda o pó de pedra. A massa formada é um concreto seco com aspecto de “farofa”.  A mistura de materiais é preparada e passa por um equipamento de vibração e prensagem. A última etapa é o processo de cura para evitar a perda de umidade do concreto para o ambiente e quando realizada de forma apropriada, acelera o ganho de resistência.  A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) divulga uma lista das marcas que possuem o selo de garantia que garante adequação às normas da ABNT.

Devido ao tamanho maior dos blocos, é possível ter agilidade na construção tornando o levantamento das paredes mais rápido. Comparado com os outros tipos, o bloco de concreto possui a maior resistência entre todos e, no caso da alvenaria estrutural, pode suportar o peso de toda a construção sem a necessidade de vigas e pilares, ou seja, é autoportante.

O produto ainda permite, no caso de blocos de compensação, embutir o encanamento sem quebras e furos. Contudo, na maioria dos casos, a tubulação fica para fora da alvenaria e depois é colocado uma parede falsa. Podem ser usados, também, na execução de muros de arrimo e piscinas, por exemplo.  Os blocos de concreto, normalmente, têm rendimento de 12,5 peças por m² e podem ficar aparentes.

Leia também: Como orçar um novo cômodo em alvenaria estrutural

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também