Publicado em 23/11/2017Concreto influencia o desempenho e a segurança de quadras poliesportivas
Concreto é determinante para que as quadras poliesportivas sejam duráveis, seguras e fáceis de manterCréditos: Lee peiming / shutterstock.com

Concreto influencia o desempenho e a segurança de quadras poliesportivas

Material deve apresentar bom nivelamento, adequada resistência à abrasão, baixa exsudação e ausência de delaminação. Aplicação correta do produto também é fundamental.

Constantemente sujeitas ao tráfego intenso, as quadras poliesportivas precisam ser bem projetadas e executadas para obterem o alto desempenho esperado. Outra variável importante é a qualidade dos materiais empregados, incluindo, é claro, o concreto.

“No caso de quadras com acabamento final em tinta, o tipo de concreto que melhor atende às necessidades é o que apresenta bom nivelamento, adequada resistência à abrasão, baixa exsudação e ausência de delaminação”, diz a engenheira Luana Scheifer, gerente Técnica da Votorantim Cimentos.

O tipo de material utilizado varia conforme as atividades que serão realizadas no espaço. Por exemplo, as quadras de clubes e escolas – que além das práticas esportivas recebem outros eventos, como apresentações ou festas –, são construídas de maneira diferente daquelas onde ocorrem somente competições de alto rendimento.

No primeiro caso, a quadra pode ser pavimentada; já no segundo há pisos específicos para cada modalidade. O que elas têm em comum é o fato de precisarem oferecer durabilidade, facilidade de manutenção e segurança.

Para evitar que as pessoas que utilizam o ambiente sofram lesões ou qualquer outro tipo de ferimento, é preciso garantir a regularidade. “Deve ser nivelada e sem defeitos que possam causar acidentes”, comenta Scheifer. É recomendável que o piso empregado seja capaz de absorver impactos e também apresentar características antiderrapantes.

Exemplo de concreto para ser utilizado no piso das quadras poliesportivas é o Pisomix, da família Hi-Mix. Fabricada pela Votorantim, a solução oferece ao pavimento maior resistência ao trânsito intenso, aos possíveis agentes abrasivos, além de apresentar baixos níveis de fissuração e tempo de pega adequado para aplicação e acabamento, dando maior durabilidade ao piso. Resistente, ele não sofre desgaste superficial mesmo em locais com tráfego intenso. Destaca-se pela durabilidade e pelo excelente acabamento superficial.

Traço de concreto

Para que a quadra conquiste um alto desempenho é necessário que o traço de concreto, a aplicação correta e uma boa manutenção atuem em conjunto. “O traço deve estar adequado para o acabamento e polimento, bem como ter baixo nível de exsudação e um tempo de pega adequado que permita a entrada dos equipamentos sem danos ou delaminações”, detalha a engenheira.

Já a aplicação deve ser realizada corretamente, acompanhada de cura úmida logo após o seu lançamento e acabamento. “Em casos de quadras onde se propõe juntas em projeto, essas devem ser executadas no momento adequado, sem atraso. Precisam ter, ainda, um plano de manutenção para que não sejam um ponto de desgaste futuramente”, fala Scheifer. Com todos esses cuidados, são reduzidos os riscos de fissuras.

Acabamentos

O tipo de acabamento varia em função da quadra. Por exemplo, nos ambientes cobertos, as soluções mais indicadas são a madeira flutuante e as de pintura poliuretânica sobre base de borracha. Nas duas situações precisa ser prevista a execução de sub-base de concreto.

O concreto bombeado garante durabilidade, resistência, menor tempo de obra e mais lucratividade. Confira suas características e aplicações!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X