Votorantim Cimentos
Publicado em 23/08/2016Como fazer contrapisos: dicas e materiais
Argamassa farofa aplicada sobre base de concreto para construção de contrapiso

Como fazer contrapisos: dicas e materiais

Camada pode ser preparada com argamassas tradicionais ou soluções autonivelantes que eliminam etapas

O contrapiso é uma camada de argamassa projetada em bases, como lajes e solos, para nivelar e regularizar o piso antes da aplicação de revestimentos. O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”. O preparo da massa para o contrapiso pode ser feito com cimentos convencionais, como o Todas as Obras da Votorantim, ou por meio de soluções especiais que facilitam a mistura, como o Matrix Contrapiso, que não requer adição de areia.

Como fazer: método convencional

Antes de executar o contrapiso, é necessário garantir que a base esteja livre de sobras e sujeiras, como crostas de concreto e excessos de poeira, entre outras. Com o ambiente limpo, é feito o taliscamento nos cantos da superfície, de modo a delimitar a altura do contrapiso. Depois, é necessário fazer o polvilhamento com aplicação de nata de cimento, estabelecendo uma camada de material de ligação.

O próximo passo consiste na execução das guias que servirão para orientar o espalhamento da argamassa “farofa” e seu devido desempeno na altura determinada do contrapiso. A aplicação do material deve ser feita camada por camada, no sentido das mestras. Para isso, espalha-se a argamassa nas áreas “vazias”, sarrafeando com régua para nivelá-la e compactando com soquetes devido ao seu baixo nível de umidade.

A textura final varia conforme o tipo de revestimento que será instalado, sendo necessários planos rugosos para cerâmicas e alisamento para revestimentos finos, por exemplo. O tempo de cura é de, aproximadamente, sete dias, variando também de acordo com o tipo de revestimento que será aplicado. Durante a cura, é necessário umedecer a superfície uma vez por dia e, se não for possível bloquear, pelo menos reduzir o tráfego no ambiente para evitar esfarelamentos e acúmulo de sujeira no contrapiso.

Como fazer: método alternativo

Uma forma mais ágil de executar contrapisos é por meio das argamassas autonivelantes, como o concreto autoadensável da Engemix. A aplicação do material é feita de forma alternativa ao método convencional, principalmente por dispensar a execução camada por camada e reduzir processos manuais.

O material é lançado de forma semelhante à concretagem de uma laje, mas seu alto nível de fluidez alcança grandes distâncias horizontais e preenche os vazios de forma regular, sem necessidade de vibração. Dessa forma, a argamassa autonivelante elimina as etapas de espalhamento, compactação e sarrafeamento do contrapiso.

Assim como no método tradicional, a aplicação do concreto autoadensável também requer que a base esteja nivelada e livre de resíduos. Os fabricantes orientam, ainda, a aplicação de um primer selador para vedar os poros da base e potencializar a aderência da solução. O concreto autoadensável é preparado com água em proporção definida por cada fabricante e deve ser aplicado em até 30 minutos após a mistura. Após 24h da aplicação do material, o contrapiso está liberado para receber o acabamento.

Assista o vídeo sobre contrapiso.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também