Votorantim Cimentos
Publicado em 06/02/2018Como fazer a concretagem no frio
As regiões Sul do país são as mais afetadas na etapa da concretagemCréditos: Shutterstock

Como fazer a concretagem no frio

A concretagem pode ficar comprometida em períodos com clima mais frio

Independentemente da estação do ano, algumas regiões do país sofrem com baixas temperaturas grande parte do tempo quando comparadas com outras, que apresentam o inverso: calor acentuado quase que anualmente. Nem sempre uma obra pode ser planejada em uma época ou período específico e, consequentemente, pode acontecer das baixas temperaturas (ou altas demais) estarem presentes durante a concretagem, por exemplo. Se ocorrerem concretagens no inverno, onde as temperaturas baixas aparecem com mais facilidade, será preciso ter certos cuidados especiais, principalmente no que diz respeito ao concreto.

A ABNT estabelece na norma NBR 14931, em seu item 9.3.2, que a temperatura da massa de concreto, no momento do lançamento, não deve ser inferior a 5°C. Ela determina também a suspensão da concretagem quando a temperatura ambiente ficar abaixo de 0°C nas 48 horas seguintes, exceto em condições especiais estabelecidas no projeto.

Ainda segundo a norma, o emprego de aditivos requer prévia comprovação de seu desempenho. Em nenhum caso devem ser usados produtos que possam atacar quimicamente as armaduras, em especial aditivos à base de cloreto de cálcio.

 

Concreto sensível ao frio

O concreto é um material que exibe certa sensibilidade às temperaturas baixas, essa reação pode ser observada através do aumento do tempo de pega.

Mesmo se a mistura for feita antes do frio intenso, o endurecimento fica comprometido e lento. Como resposta, esse concreto fica internamente deteriorado.

 

Dicas para concretagem em temperaturas abaixo de 10ºC 

  • Realize a concretagem na parte da manhã, assim é possível que o concreto fique exposto às temperaturas mais elevadas ao longo do dia.
  • Logo após o lançamento, use material isolante para cobrir as fôrmas e a superfície do concreto.
  • Mantenha por mais tempo as fôrmas, assim é possível proteger as peças concretadas do frio.
  • Para rápidas desenformas, usam-se aditivos que aceleram a pega.

Os cuidados com este tipo de concretagem devem ser supervisionados pelo responsável da obra, é ele quem determina o tempo de desforma, material isolante, mão de obra e todo planejamento do trabalho.

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também