Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como gerenciar o estoque de sua loja

Baixe o e-book e obtenha uma planilha personalizada para fazer a gestão da sua loja de material de construção

Publicado em 04/04/2018Como assentar pastilhas de vidro e porcelana
ACIII e Votomassa pastilhas são os produtos mais indicados para assentar corretamente pastilhas de vidro e de porcelanaCréditos: Leonardo Rodrigues_Votorantim Cimentos

Como assentar pastilhas de vidro e porcelana

Aplicação deve ser realizada de forma correta para garantir resultado final estético e funcional

Utilizadas para assentar áreas como cozinhas, banheiros e até mesmo fachadas de grandes prédios, as pastilhas de vidro e porcelana devem ser assentadas cuidadosamente para um resultado positivo.

A Votorantim Cimentos possui dois produtos para assentamento de pastilhas. A ACIII e a Votomassa pastilhas. Os dois materiais, que atendem perfeitamente a necessidade para chegar ao melhor resultado na sua obra, possuem a diferença com relação ao rejuntamento.

Desenvolvida especificamente para esses produtos, a Votomassa pastilhas já assenta e rejunta ao mesmo tempo, diminuindo o tempo de obra. “Isso seria uma grande vantagem da argamassa pastilhas, porque eu não preciso voltar depois de 3 dias para rejuntar, para sujar de novo. Faço tudo de uma vez só”, ressalta Bruno Alexandre Mainardi Noal, engenheiro de Desenvolvimento Técnico da Votorantim Cimentos.

Confira o passo a passo para a aplicação da Votomassa Pastilhas e as ferramentas utilizadas em sua aplicação.

Ferramentas para assentamento de pastilhas de vidro e porcelana:

  • Desempenadeira dentada;
  • Misturador manual (colher de pedreiro);
  • Masseira;
  • Medidor de água;
  • Esponja para limpeza;
  • Espaçadores para rejuntamento;

Mistura da Votomassa Pastilhas

É necessário adicionar o teor de água limpa indicado junto a data de fabricação do produto em recipiente seco e limpo para um saco de 20 kg de votomassa pastilhas. Pode-se misturar manualmente ou com um misturador de baixa velocidade até obter uma consistência trabalhável e sem grumos. Deve-se aguardar 15 minutos e misturar novamente, sem acrescentar mais água ou pó.

Forma de aplicação

Em primeiro lugar, deve-se garantir que a superfície esteja limpa, plana e estruturalmente íntegra. Importante ressaltar que a temperatura deve estar entre 4ºC a 32ºC.

A argamassa deve ser aplicada em uma área de 2 m² – essa área deve ser diminuída caso perceba-se uma redução no tempo em aberto do material.

Durante a aplicação, é aconselhável retirar periodicamente uma peça para verificar a quantidade de argamassa existente no verso da pastilha. Se estiver faltando argamassa em alguma parte do revestimento, deve-se remover a argamassa e aplica-la fresca novamente.

Passo a passo

– Com o lado liso da desempenadeira, deve-se aplicar a argamassa com firmeza na direção da superfície;

– Depois, com o lado dentado da desempenadeira, é preciso aplicar uma camada adicional de argamassa com espessura mínima de 4,5 mm mínima para desempenadeira de 6 x 6 mm para formação de cordões para área interna. No caso de áreas externas, é necessário utilizar desempenadeira dentada de 8 x 8 mm.

– Com o lado liso da desempenadeira é preciso aplicar argamassa no verso das placas que possuem revestimento de papel, preenchendo as juntas entre as pastilhas e evitando deixar excesso de produto. Nos casos de placas com ponto de cola não é necessário esse procedimento, sendo somente necessário aplicar a argamassa com a desempenadeira de 8 x 8 mm e rejuntar após a aplicação.

– Após o processo, deve-se aplicar cada placa de pastilhas sobre a argamassa úmida ligeiramente fora da posição e, em seguida, arrastá-la até a posição final.

No caso de pastilhas com revestimento de papel, é necessário aplicar com o lado liso da desempenadeira uma camada no verso das pastilhas de vidro ou porcelana, preenchendo as juntas entre elas, antes do assentamento.

– Depois de aproximadamente 1 hora após o assentamento, dê o acabamento final com esponja umedecida.

Para pastilhas com revestimento de papel, é necessário umedecer as placas de pastilhas, aguardar 5 minutos e iniciar a remoção do papel, para realizar o acabamento final.

Apoio Técnico: Bruno Alexandre Mainardi Noal, engenheiro de Desenvolvimento Técnico da Votorantim Cimentos

 

Entender sobre diferenças entre os rejuntes pode evitar dores de cabeça na sua obra ou reforma. Conheça o rejunte flexível.
Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar a gestão de estoque

Confira quais as melhoras formas de gerenciar o estoque e obtenha uma planilha de controle gratuita!

Mapa da Obra - E-book