Votorantim Cimentos
Publicado em 18/01/2016Projeto descomplicado

Projeto descomplicado

Curso de AutoCAD do Senai-SP ajuda profissionais a ler projetos e quantificar materiais de construção

A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI-SP) dá continuidade ao seu Curso de Aperfeiçoamento Profissional AutoCAD 2D, para quem quer entender melhor os projetos, ou ler desenhos técnicos, como plantas e cortes. O curso tem 48 horas de duração, custa R$ 810 e é indicado para qualquer pessoa acima de 16 anos que tenha completado o Ensino Fundamental.

O AutoCAD é um software utilizado por engenheiros e arquitetos para fazer desenhos 2D (de duas dimensões). CAD significa Desenho Assistido por Computador, na sigla em inglês, e o programa também pode ser utilizado para criar projetos tridimensionais (3D). No curso, são ensinados os comandos básicos do software para desenvolver desenhos técnicos, mas o mais importante é a leitura dos projetos. Pedreiros e instaladores precisam saber interpretar os desenhos, considerando que muitos trabalham por conta, sem o acompanhamento de um arquiteto, ou de um engenheiro.

No curso, aprendem a quantificar os materiais a partir da análise do projeto, de forma precisa, usado o próprio software. Ele possui comandos que permitem extrair as dimensões dos ambientes para fazer os cálculos exatos”, diz Vânia Aparecida Caneschi, coordenadora de atividades técnicas do SENAI-SP. Apesar do AutoCAD não especificar os materiais, um outro sistema, chamado Revit, pode trabalhar associado a ele, para facilitar ainda mais a quantificação.

O curso já tem turmas previstas até junho de 2016. No programa, o aluno também aprende a criar desenhos em camadas, de acordo com cor, tipo e espessura da linha a ser representada; comandos de visualização e de deslocamento do desenho na tela; configuração de cotas em função do tipo de desenho a ser representado, e a aplicação de ferramentas de desenho e de modificação, de acordo com o projeto a ser elaborado. Mais básico, outro Curso de Leitura e Interpretação de Desenhos e Projetos de Obras Civis mostra toda a simbologia e linguagem dos elementos utilizados nos desenhos técnicos de obras (R$ 300). “A maioria dos profissionais que trabalham no canteiro são familiarizados com a execução, mas não com a leitura dos projetos que devem seguir”, justifica Vânia.

Serviço:
Escola SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo
Rua Teixeira de Melo, 106 – Tatuapé
CEP: 03067-000 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2227-6900

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também