Votorantim Cimentos
Publicado em 07/12/2015Novo curso no SENAI

Novo curso no SENAI

Qualificação profissional para montadores de formas, andaimes e escoramentos

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Fôrmas e Escoramentos (Abrasfe), a Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI Tatuapé) deu início, em maio deste ano, ao curso de qualificação profissional para montador de fôrmas, andaimes e escoramentos.
Depois de 160 horas de aula, entre teoria e prática, os alunos da primeira turma – indicados pela própria associação – estavam aptos à montagem de formas de concretagem, escoramentos de estruturas e equipamentos de acesso segundo padrões de qualidade e normas técnicas ambientais, de saúde e de segurança no trabalho.
“Sentimos falta de mão de obra qualificada para esta atividade específica, e também de um conhecimento básico, sistematizado, sobre como realizar serviços com eficiência e segurança”, justifica Stylson Francisco Antunes, gestor da Abrasfe.
A ideia do curso, assim, é promover o aumento do potencial tecnológico desses sistemas, através de seu uso especializado e correto, colocando o setor de montagens num patamar de maior produtividade, menor desperdício e, acima de tudo, zero acidentes – preocupação de enorme importância, vez que muitos desses profissionais trabalham em ambientes de altíssimo risco, como alturas, plataformas de petróleo ou silos de armazenagem.
“Profissionalizar o montador de formas ou escoramentos, e também de andaimes, é dar a ele saber suficiente para operar máquinas e ferramentas que permitem realizar melhor o seu trabalho. É fazer deste montador alguém tão preparado e competente quanto um metalúrgico, um pedreiro ou um marceneiro”, afirma o gestor.
O grande desafio dos setores que não possuem um curso próprio de qualificação profissional sempre é, no início, quebrar o efeito dominó existente entre o desinteresse de técnicos e profissionais em se especializar, já que os salários são muito baixos, e a prática das empresas que, por não conseguirem contratar mão de obra de qualidade, acabam admitindo muitas pessoas, por salários achatados.
Por isso, Antunes acredita que o lançamento do curso, ao promover tais montadores a uma categoria profissional com formação própria, otimiza produtividade e resultados, e valoriza o próprio trabalhador, que passa a ter um salário melhor.
Para declarar interesse por uma vaga no curso do SENAI, em São Paulo, basta enviar um email para recepcao111@sp.senai.br, incluindo nome e telefone no cadastro. Na medida em que o número de interessados for suficiente, uma nova turma será formada.
Poderão realizar o curso candidatos que tiverem concluído o ensino fundamental até o ato da inscrição, e que fizeram curso sobre a NR-35 – norma de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego. Também é preciso ter, no mínimo, 18 anos.O SENAI informa que o valor provável do curso será de aproximadamente R$ 1.100.
Serviço:
Escola SENAI Orlando Laviero Ferraiolo
Rua Teixeira de Melo, 106, Tatuapé
São Paulo – SP
Tel: (11) 2227-6900

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também