Votorantim Cimentos
Publicado em 13/06/2013Cidade em curso

Cidade em curso

UFSCar ensina gerenciamento de infraestruturas urbanas

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) promove curso de especialização latu sensu em Projeto e Gestão de Infraestrutura Urbana para engenheiros, arquitetos, administradores de serviços públicos e outros funcionários de construtoras e incorporadoras.
O diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e o programa aborda a natureza sistêmica e multidisciplinar dos maiores problemas que afligem as cidades brasileiras – saneamento, transporte e planejamento urbano. São 25 vagas para profissionais graduados, em carga horária de 376 horas.
Composto por cinco módulos presenciais desenvolvidos para reciclagem profissional, o curso tem início previsto para o próximo dia 22, e será ministrado por especialistas em gerenciamento de projetos que discutirão novas normas de transporte (incluindo acessibilidade), saneamento, iluminação pública, atualizações dos planos diretores e geoprocessamento integrado.
Segundo o coordenador do curso, Edson Melanda, há grande defasagem de profissionais gabaritados em integração de infraestrutura no mercado brasileiro. “Poucas universidades oferecem cursos com esta abordagem. Grandes obras de portos, rodovias e ferrovias demandam especialistas em geoprocessamento”, diz.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.nucleodegeo.ufscar.br/ngu/ até 15 de junho. Novas turmas serão abertas em 2014.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também