Publicado em 12/05/20161º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção mostra cases de sucesso
Mesa redonda reuniu palestrantes internacionais e presidente da Anamaco, Cláudio Conz, para discutir tendências e inovações do setor varejista

1º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção mostra cases de sucesso

Representantes da Knauber, EDRA e ACE apresentaram projetos internacionais bem-sucedidos do varejo de material de construção

O inédito 1º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção era o evento que faltava ao setor e trouxe o que há de melhor nos varejos norte-americano e europeu. “Foi o primeiro evento deste tipo realizado no Brasil, dedicado ao varejo de material de construção, com a magnitude de casos e exemplos internacionais de alta relevância”, avaliou o diretor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugenio Foganholo.

O encontro realizado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com a Mixxer e patrocinado pela Votorantim Cimentos, teve apoio da Feicon Batimat – a maior feira da construção na América Latina -, e veio para ficar. Os palestrantes eram representantes de empresas e instituições internacionais, e vieram falar sobre as melhores práticas e maiores desafios aos lojistas. “Foram escolhidos para propiciar à cadeia do material de construção – fornecedores atacadistas e varejistas – pontos de vista diferentes, através de perspectivas, conceitos, valores e propostas empresariais diversas.”

Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), abriu o evento, anunciando novos conceitos que poderiam auxiliar revendedores a aumentar suas vendas, além de atender, cada vez melhor, os consumidores.

Deixa a casa mais bonita

A primeira palestra foi de Philipp Löesche, diretor de marketing da alemã Knauber, empresa familiar de porte médio que desenvolve serviço customizado, com elevado padrão de qualidade. A Knauber já tem 40 anos de atuação no varejo de materiais, empenhada em criar um modelo inovador. Com sete lojas, 750 funcionários, 80 mil produtos, loja online e um faturamento de 75 milhões de euros em 2015, assumiu a missão de deixar a casa do cliente mais bonita, e por isso oferece suporte para o próprio projeto, além de tarefas domésticas.

Carro-chefe é o “faça você mesmo”, o que requer equipe treinada e educada, e um portfólio de utilidades variadas, entre elas, itens que não costumam fazer parte do mix das lojas de material de construção. “Há, inclusive, seções de brinquedos”, disse o porta-voz. Para ele, o e-commerce é essencial a negócios de qualquer porte – o que pode ser incrementado por programas de fidelidade.  “Na loja, a exposição do produto tem que ser adequada para o cliente olhar, analisar, tocar e viver aquilo, antes de comprar.”

A Knauber lança mão de inovações de ponta, como impressão 3D e simuladores de ambientes, para saber como a casa vai ficar, antes mesmo da reforma, além de quiosques de autoatendimento.

Europa humanizada

A segunda palestra foi proferida por John Herbert, secretário geral da Associação Europeia do Varejo de Material de Construção (EDRA) e da Rede Global do Varejo de Material de Construção (GHIN). “O mais importante para a loja é entender a cultura local. Se uma multinacional vem para o Brasil, ela tem que se adaptar à cultura daquela região do país. Por isso, um pequeno lojista não precisa ter medo da grande concorrente que está apenas entrando no mercado – a pequena empresa já conhece muito melhor sua região, seu país, o jeito das pessoas, e isso é um grande diferencial”, explicou.

EDRA e GHIN reúnem 127 empresas, atuantes em 99 países, com mais de 22 mil lojas, e um faturamento anual que ultrapassa os US$ 250 bi. Produtos mais baratos, sustentáveis, mas de melhor qualidade são, para John, o segredo do negócio de sucesso.

Cooperativa de independentes

Alberto Vidal, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da ACE, uma rede cooperada de 4.700 lojas em vários países, apresentou a última palestra do encontro.  A ACE reúne pequenos lojistas independentes auxiliando-os a oferecer o melhor serviço ao consumidor, com condições de sobrevivência e crescimento para os cooperados. Ao final da série de palestras, foi realizada ainda uma mesa redonda de debates na qual participaram, além dos palestrantes, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, a sócia administradora da We Viagens de Incentivo, Técnicas e Eventos, Luciana Carmo, e Alejandro Lorenzo, gerente da ACE América Latina.

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